Localizada no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com área territorial de 336 km², numa altitude que chega a 830 m acima do nível do mar e temperatura média anual de 17,58ºC, com clima bastante agradável, Ituporanga tem uma população de aproximadamente 25.000 mil habitantes.
O Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor foi construído em homenagem à Santa Padroeira dos Enfermos. O local foi idealizado pelo empresário Silvio Prim, dada a sua devoção à Nossa Senhora de Lourdes e seu desejo de prestar essa homenagem, assim como presentar o município de Ituporanga, que acolhe peregrinos na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes desde 1949.
O Salto Grande, que deu nome a cidade, é a mais importante atração turística. Já estava lá muito antes da chegada dos colonizadores e continua imponente em seus mais de cinco metros de queda e quase oitenta metros de largura. Quem visita Ituporanga, não pode deixar de observar essa incrível beleza natural.
Com o desenvolvimento do turismo de aventura em Ituporanga, o lugar de destaque é a cascata do Rio Bonito: uma queda de 65 metros com três cavernas. Para facilitar o acesso de veículos ao local, foi construída uma trilha em meio a mata. O cicloturismo é uma excelente modalidade, com estradas rurais de beleza rara e outras belezas naturais espalhadas por toda a extensão do território.
A gruta existe desde 1949, graças aos esforços de Frei Arthur, do povo devoto de Nossa Senhora e da família de Adão e Paulina Sens O casal fez a doação do terreno à Igreja Católica, para que fosse construída a bela gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Ela recorda as aparições da Imaculada Conceição em Lourdes, na França, no dia 11 de fevereiro de 1858, quando apareceu entre rochedos à pequena Bernardette Soubirous. A gruta fica a poucos metros da matriz. Passando pela ponte Vitório Sens sobre o Rio Itajaí do Sul, subindo entre alamedas, chega-se ao pé de uma bonita montanha. Em ziguezague, faz-se o caminho do Calvário, galgando o silencioso morro, entre árvores, pássaros e pequenos riachos. No alto do rochedo encontra-se a imagem da Virgem, no recôncavo da pedra.